quinta-feira, 14 de junho de 2007

O Papel da Tecnologia

Os alunos receberam, em sala de aula, a presença de uma palestrante, Naura Andrade Luciano, que falou a respeito da função das tecnologias, abordando o mito corrente entre os alunos sobre a relação do desemprego com a informatização. Nesse dia, os alunos debateram sobre a formação e capacitação humana como requisito para a qualificação – fundamental para que o trabalhador se lance no mercado de trabalho com chances de competitividade.

Na aula seguinte, assistiram ao filme Tempos Modernos, uma das maiores obras de Charles Chaplin e considerado o clássico da comédia pelo American Film Institute.

Sinopse do filme: “O vagabundo sofre gato e sapato dentro de uma fábrica repleta de geringonças como um Comedor para Funcionários, que promete diminuir para apenas 15 minutos o horário de almoço. Demitido da fábrica, ele acaba encontrando uma moradora de rua e com ela decide procurar felicidade e dinheiro. Mas o que acaba encontrando, mesmo, são desventuras como vigia noturno sobre patins, como um hilário garçon-cantante de músicas sem sentido, como presidiário e muito mais. A excelência de Chaplin nessa obra não fica datada: Tempos Modernos é uma sátira atemporal”.

Elisete Rodrigues

Antigamente se conseguia emprego sem se qualificar usando o trabalho braçal, com máquinas antigas. O mundo foi se modernizando, nós precisamos nos qualificar, máquinas geradas por computador tirando do mercado o cidadão que não é qualificado.

A tecnologia não é responsável pelo desemprego que comanda o novo país. Tem outros tipos de serviços que não precisamos de tecnologia. O que a gente pode fazer para melhorar isso é qualificar-se, buscar novos cursos, aproveitar novas oportunidades, sejam as que venham do governo federal ou outras fontes. A tecnologia, hoje, é fundamental em quase todos os setores, sejam eles comércio, indústria, hotelaria, supermercado. Enfim, como um novo cotidiano.

Francisco Trindade

O papel da tecnologia hoje é fazer com que tudo ande mais depressa. Tudo o que ainda está sendo feito de modo primitivo aos poucos vem sendo transformado pela tecnologia. O seu papel também é fazer com que aprimoremos cada vez mais nossos conhecimentos, indo em busca de bons cursos de capacitação para, assim, podermos ter grandes chances de conseguir melhores cargos e salários dentro das empresas. Sem a tecnologia tudo seria mais difícil, pois não poderíamos nos comunicar através de uma máquina (computador), enviando fax, e-mail e até mesmo falar e ouvir através da mesma. Muitas coisas que no passado fazíamos com tanta demora e dificuldade, hoje podemos fazer com rapidez e muita facilidade. Dentro das empresas tudo o que é feito manualmente aos poucos vêm sendo substituído pelo computador, ou seja, aí está a tecnologia atuando nas nossas vidas.

Concluindo: o papel da tecnologia, hoje, amanhã e sempre será de nos impulsionar cada vez mais para frente, pois ela é o futuro hoje.

Daniel Santos

Hoje em dia a tecnologia nos permite saber notícias do outro lado do mundo em questão de segundos. Há paises que tem mais tecnologia que outros como é o caso dos Estados unidos ou Japão, mas a tecnologia também pode manipular pessoas, como é o caso do computador. Muitos usam o computador para deletar informações falsas sobre algo ou alguém. A tecnologia está sempre um passo à nossa frente. Dizem que num futuro muito distante as crianças vão nascer com um chip na memória. Que coisa heim? Promessa do homem. Talvez, mas lembre-se, isso é o que conhecemos de tecnologia.

Eva Maria Muniz

No ano de 1974 trabalhei numa empresa e nessa empresa havia uma máquina. Nela trabalhávamos em seis pessoas de cada lado. Chamava-se roçadeira. Hoje em dia tenho quase certeza que com os avanços da tecnologia, uma só pessoa opera. Então, muitas coisas melhoraram muito, mas por outro lado, muitos desempregos aconteceram.

Se for comparar a evolução da tecnologia nos dias de hoje podemos dizer que o avanço foi surpreendente. Levando em consideração que o primeiro computador eletrônico a entrar em funcionamento era um monstro de 30 toneladas, e que hoje existe micro computadores que acessam internet em segundos, não é de se surpreender que daqui a pouco tempo os computadores poderão ser carregados no bolso. A tecnologia só nos trouxe benefícios. Podemos citar alguns: a facilidade de comunicação (internet, celular) aparelhos de som, DVD, videogame, microondas. Esses são alguns dos muitos benefícios que a tecnologia e a modernidade de hoje nos trouxeram.

Luis Celso

A Tecnologia significa um avanço em tudo que imaginamos. Esse avanço nos trás desemprego e, ao mesmo tempo, vem acompanhada de sucessivas descobertas na área da medicina com aparelhos cada vez mais sofisticados. E na telecomunição, por exemplo, estamos na era digital. Ela é tão importante que permite conhecer melhor o que acontece no mundo globalizado.Com tudo isso, nos oferece um campo de trabalho para aqueles que souberem aproveitar as oportunidades que surgirem.

Érika Oliboni

Tecnologia, para mim, é um dos meios mais rápidos da evolução mundial. Eu acho a tecnologia muito importante para nosso crescimento profissional e pessoal. Através dela conseguimos nos comunicar com o mundo, recebemos noticias sobre o tempo, economia, política e educação.

Também é muito importante para os hospitais, aviação, automobilismo, lazer e principalmente na área industrial, visto que cada vez mais diminui o trabalho pesado. Em nossas casas, com os aparelhos domésticos nos proporcionando mais praticidade e conforto.

Jucelita dos Santos Malesza

Eu vejo a tecnologia como começo de tudo o que temos de comunicação, eletros e outros. A tecnologia vem ajudando a todos, pois facilitou muitos trabalhos para estudantes, empresas e por aí afora. Quando eu imaginava ter um telefone sem fio eu ficava surpresa, e logo apareceu, assim como o computador e outros aparelhos. Sou muito curiosa. Gosto de conhecer coisas novas, enfim, ficar atualizada, pois o mundo está a cada dia mais moderno. Portanto, a tecnologia é um avanço no mundo e o que teremos daqui uns anos à frente? Muitos aparelhos modernos para melhorar nossas vidas.

Nenhum comentário: