quinta-feira, 14 de junho de 2007

Direitos Trabalhistas e a manifestação contra a Emenda 3

Para abordar a questão de direitos trabalhistas, os alunos receberam a visita de três palestrantes que falaram sobre o papel do sindicato, contratos de trabalho, questões salariais, jornada de trabalho, banco de horas, horas extras, descanso aos domingos e feriados, faltas justificadas, férias, saúde, acidentes de trabalho, rescisão de contrato e aposentadoria.

Além disso, saíram às ruas para protestar contra à Emenda 3, juntando-se a todas as manifestações que aconteceram na cidade de Caxias do Sul. Debates e mesas-redondas foram promovidos em sala de aula para que eles pudessem expressar suas opiniões a respeito e, ao mesmo tempo, debater sobre a violência ocorrida em um desses manifestos.

Luciana Rasador

Acho que todo o trabalhador tem o direito de se manifestar para conquistar seus direitos e benefícios em seu local de trabalho. Não podemos baixar a cabeça para esses políticos, porque eu ainda acredito na raça humana. Mas acho, também, pelo que foi comentado na sala de aula, que não precisava os policiais ter feito o que fizeram, pois isso é abuso de poder. As pessoas podem e devem lutar por seus direitos sem serem reprimidas por ninguém, porque se ficarmos parados vamos perder aquilo que já conquistamos ao longo do tempo.

Adriana Maciel Vieira.

Hoje, dia 10 de abril, participei de uma manifestação na qual os trabalhadores lutam para não tirarem os direitos trabalhistas. Os 370 deputados e senadores, a serviço dos patrões, criaram uma tal de emenda três para roubar dos trabalhadores o 13º salário, o FGTS, o Vale-Transporte, o Vale-Refeição, a assistência médica e a aposentadoria. Lula não concordou, tanto que vetou no último dia 16.

Fomos para as ruas para nos manifestar, mas queriam nos impedir. Houve repressão da polícia militar, que arrancou os trabalhadores à força do local com cães, mas não adiantou. O povo não vai se calar.

Dilvana Marcia de Lima.

Acho que todos os trabalhadores deveriam se organizar, se juntar para se manifestar, para adquirir seus direitos. Porque os patrões querem economizar, quanto mais eles puderem tirar do trabalhador, eles tiram. Todos temos direito de falar, de nos expressar contra o que achamos de errado. Todos os trabalhadores, com essa nova lei vão ser muito prejudicados, por isso devemos nos unir para reverter essa situação.

Na terça-feira foi uma falta de respeito com os trabalhadores por parte da polícia, que deveriam defender o nosso direito de falar, de se manifestar, mas não respeitaram um direito que temos.

Marcos Antonio Falkembach
Marlene Andreazza

O quê? Para quê? Por quê? Manifestação dos trabalhadores sobre a emenda 3, aprovada pelos deputados federais e vetada pelo presidente Lula. Mas o que é a emenda 3? Quais suas causas e efeitos? Qual o conteúdo dessa matéria? Quem as analisou? Por que não foi informado, de maneira simples, para que o povo entendesse com clareza e o que seria feito para que as pessoas não ficassem com cara de bobos ao serem perguntados? O que fazem aqui? Porque estão aqui? Qual o objetivo desta manifestação? Mas se não bastassem todos essas perguntas sem respostas, ou com respostas evasivas ou erradas, nem o Estado para fazer sua parte, sem também saber do que se trata, do que é e para que e tomando a seguinte atitude: vamos retirar todo mundo, nem que seja a força! Soltem os cachorros! Vamos liberar esse trânsito e acabar com essa bagunça! Pessoas são presas, outras mordidas pelo pelos cachorros e outras até apanham. No outro dia ninguém fala muito do que aconteceu no local, mas no final a manifestação foi um sucesso absoluto, sem dúvidas.

Mas, para mim, isso parece piada, pois havia muita gente que não sabia o que era, o que estava fazendo ali e porque estava ali, mas aí chega a polícia, desinformada, mais despreparada, porém mais enroscada e batem, prendem e soltam os cachorros nos trabalhadores para que liberassem o trânsito e quase conseguiram, só que nos últimos minutos aparecem o dobro de manifestantes que os faz desistir, para somente assistir – o que deveriam ter feito desde o começo.

Concordo plenamente que temos que reclamar, reivindicar e não aceitar tudo o que nos impõem, mas também devemos nos organizar para que não fiquemos sem saber o que dizer quando perguntam sobre o estamos fazendo.

O importante e que a manifestação em nossa cidade foi um sucesso e chamou bastante a atenção, que é o que importa.

Irene Rodrigues

Hojee foi um dia diferente com os sindicalistas. Fomos convocados para nos mobilizar, para reivindicar nossos direitos, pois alguns de nossos deputados e senadores querem tirar nossos direitos trabalhistas. Mobilizados, ao defendermos nossos direitos trabalhistas, a brigada militar nos impede de nos manifestarmos com o auxílio das tropas de choque e os cães nos agredindo, mas como nossa mobilização é consciente e pacífica, não revidamos, pois só o que queríamos era defender os nossos direitos trabalhistas. Queriam impedir-nos de nos manifestarmos, mas com a chegada da Central Única de Trabalhadores – CUT e os companheiros das metalúrgicas em grande quantidade, nós nos fortalecemos. Então a tropa de choque não teve como nos impedir.

Os sindicatos de todo o país prometeram a mobilização e os trabalhadores seguiram-nos em massa praticamente parando Caxias do Sul e todo o país.

Os senadores e deputados acham que o povo não possui instrução, mas não é, o povo é muito bem instruído e bem informado.

Juçara dos Santos Malesza

Caxias nas ruas contra a Emenda 3 no maior protesto com 10 mil pessoas nas ruas.

Foram bloqueadas a Perimetral Norte, a Perimetral Sul, a BR 116, a RS 122 e a Rota do Sol, todas vias de acesso às principais indústrias locais. Aos poucos o trânsito foi paralisado. Em assembléia, decidiram partir em caminhada até o centro da cidade, onde ocorreu o ato unificado.

Eu achei que a manifestação atingiu os objetivos esperados, pois tudo estava paralisado. Eu acho que foi muito bom o que aconteceu. O povo mostrou que não é cego, surdo e mudo, portanto, mostrando seu ato de revolta com a emenda 3.

Nós não aceitamos.

Igléia Letícia Vieira

Eu não concordo com isto, é claro, e nem os trabalhistas. Ainda se fosse pago alguma coisa, uma remuneração de tudo, se mostrassem algo de interesse pelo povo, mas não querem pagar nada e, ainda, tirar tudo. Não tem o que dizer da barbaridade que estão fazendo, fora o que vai acontecer daí para frente (tomara que não dê certo).

Os governantes não vão parar por aí não, se não pensam no povo, agora que é a única coisa que nos resta, nem isso eles querem nos poupar, talvez depois não vai ter o que tirar, porque eles pensam neles, bem pelo contrário do que deveriam fazer. Que bom para eles, transformarem tudo assim, que ruim para nós que sofremos as conseqüências. Existem, no nosso país, algumas classes como: pobres, miseráveis, ricos, milionários e o governo tem ou tinha que lidar com cada uma da melhor maneira possível para não afetar outra e seria para o bem, mas não é isso que acontece e muito menos que vai acontecer a não ser que lutemos contra toda essa corrupção.

Eva Maria Muniz

Eu acompanhei a manifestação de terça-feira, dia 10 de abril de 2007, que começou às 6 horas da manhã. Eu fiquei muito indignada com algumas coisas que aconteceram. Tudo estava indo muito bem e calmo até chegar a polícia que começou a atirar os cachorros em cima do povo. Por que naquele momento eles estavam nos tratando pior que bandidos, e não como cidadãos, reivindicando um direito nosso? A polícia usou da farda como uma arma, abuso de autoridade, forçando as pessoas a saírem dos lugares onde estavam. Um motorista de ônibus, que estava conosco, foi agredido e tiraram ele de dentro do ônibus a tapa, e como se não bastasse, algemaram ele e o prenderam. Depois o policial pegou o ônibus e veio para cima do povo, sem se importar que ali havia seres humanos.

Outra coisa que aconteceu foi que os policiais deram ordem para os cachorros avançarem em uma senhora de idade e com dificuldade física. É o fim do mundo. Eles não respeitam nem pessoas com dificuldades físicas. Um banditismo por parte dos policiais que são pagos para nos dar segurança e não para abusar da autoridade. A autoridade eles tem que usar com os bandidos e não com trabalhadores que estão fazendo uma manifestação pelos seus direitos.

Francisca Pires

O cidadão não pode ir e vir porque a polícia agride e prende os manifestantes. A polícia usou de força bruta colocando cães sobre os manifestantes para acabar com o movimento pacífico, prendendo um dos motoristas de ônibus que estava participando da manifestação. Algemaram e o levaram para a delegacia, preso. Como se não bastasse, os policiais ainda deram ordem para um dos cachorros avançar numa mulher deficiente física. Eles não respeitam pessoas deficientes, nem idosos, pais de família e jovens que estavam na manifestação. Um dos policiais entrou em um dos ônibus que estava parado e tentou passar pelo meio da multidão, passando por cima de quem estivesse na frente. A ordem era acabar com o tumulto. Só que quando o tal policial tentou usar o ônibus para acabar com a ordem, chegaram as pessoas de uma empresa que se juntaram com o resto da multidão. Depois que viram que o número de manifestantes aumentou, a polícia recuou porque viram que não poderiam prender todas aquelas pessoas que ali estavam. A manifestação seguia em direção à praça, onde se reuniram todos outros manifestantes das outras empresas, terminando com um grande comício com mais de 10 mil pessoas no calçadão.

Leduides Buffon

Caminhada pela manutenção dos direitos trabalhistas. Foi efetivada em todo o país com grande sucesso, conscientizando toda a população brasileira. O Brasil não mudou nada desde a época da inconfidência mineira. Por que não houve mobilização para impedir á cobrança da taxa de iluminação em Caxias?

Luiz Celso

Manifestação dos trabalhadores. Os sindicatos de Caxias do sul comunicaram aos trabalhadores sobre uma manifestação em defesa do trabalhador referente a Emenda 3.O objetivo desta manifestação é mostrar a sociedade que o trabalhador não suporta mais os seus direitos retirados do dia para noite por deputados financiados por grandes empresas. Por isso, os sindicatos convocaram os trabalhadores para esta manifestação, que era para ser pacífica, mas, chegando no local, logo surgiu a polícia militar, nos reprimindo. Após alguns minutos chegou o reforço da brigada com o pelotão de choque e cães ferozes querendo nos tirar do local a força, batendo em pessoas, largando os cães para cima dos trabalhadores que ali estavam com a intenção de defender seus direitos. Isso tudo resultou em várias prisões de trabalhadores.

Marlene Andreazza

A força vence o poder. Caxias do sul também luta contra Emenda 3. Das 6 horas até as 12 horas do dia 10 de abril de 2007, Caxias do Sul luta contra a Emenda 3. Deputados e senadores escondem dinheiro nas cuecas, em malas, nenhuma autoridade recebe ordem para punir, avançar, algemar, mas um trabalhador ergue uma faixa pedindo seus direitos e é ameaçado, empurrado para fora pela polícia de choque e seus cachorros. Policiais provocando, mostrando poder com ameaças arrogantes, mas tudo isso se sabe que são ordens superiores. A força do povo venceu o poder mais uma vez. Por mais que tenham provocado o povo, os policiais tiveram que se render ao povo, pois algemar os trabalhadores, obrigá-los a entrar nos carros empurrando, pondo os cachorros na frente, mandando o motorista seguir, passando por cima das pessoas, mas não adiantou, o povo se uniu mais e mais, pois várias empresas se uniram, colaboraram com a manifestação.

Aí ficou tudo como os trabalhadores desejavam: policiais na calçada só observando a caminhada até a praça Dante, no centro, onde os trabalhadores fizeram debates. Mais uma vez pude sentir e ver de perto que a força e a união vence qualquer barreira com sucesso e respeito.

Silmara Cardoso Mignoni

A massa de trabalhadores se motivou em protesto a está Emenda levando 10 mil trabalhadores das indústrias, da saúde, do comércio e outros meios de trabalho para as ruas. Foi a força da massa se unindo contra a Emenda 3, já vetada pelo presidente Lula. Todo o trabalhador gera recursos para o governo e, com isto, mais direito teremos como trabalhadores, que é quem move o país. Foi notada a força do sindicato na união da massa, vendo a agressividade dos policiais, que foi uma atitude revoltosa, contra cidadãos de bem e pacificadores de direitos dos trabalhadores. Nossos direitos devem ser avaliados a bons olhos, como em um protesto, na ação dos policiais. Vendo aquela multidão sabemos que o povo tem a força de elefante, basta se libertar das correntes limitadas em nosso redor. Jamais manter o silêncio diante tais direitos conquistados.

Daniel Santos

A Emenda 3 é uma invenção de um grupo de deputados e senadores para favorecer os patrões que não gostam de pagar os direitos dos trabalhadores. Os deputados e as empresas que defendem a Emenda 3 querem, mesmo, é acabar com a carteira de trabalho e jogar na lata do lixo todos os direitos básicos dos trabalhadores que já não são muitos. Os deputados e senadores já criaram essa tal Emenda 3 para roubar dos trabalhadores o 13º salário, asférias remuneradas, o FGTS, o vale-transporte, o vale-refeição, a assistência médica e a aposentadoria.

Manifestações nas ruas do país. Milhares de trabalhadores organizados pela CUT foram para a rua de todo o país para protestar contra os 370 picaretas que defendem o roubo dos direitos trabalhistas. Por isso que o presidente Lula não concorda com essa safadeza e vetou a proposta no último dia 16 pela decisão de Lula. Esse golpe contra os trabalhadores não vai acontecer. Ele sabe que o melhor é não fazer besteira.

Manifestações em Caxias do Sul. A manifestação aqui foi muito boa. Os trabalhadores se manifestaram contra essa tal Emenda 3 que quer roubar dos trabalhadores todos os direitos que eles têm. A manifestação na BR só não foi melhor por causa da polícia. Os trabalhadores só fizeram o certo fechando a BR para protestar contra essa Emenda 3. Só que a polícia fez errado na manifestação da BR colocando os cachorros para tirar os trabalhadores de onde estavam. Ignorando os trabalhadores como se ali só houvesse bandidos, obrigando a sair de onde estavam protestando. Obrigando os motoristas a tirar os ônibus de onde estavam para poder liberar o trânsito. Levando presos os trabalhadores que não queriam sair de onde estavam ou não queriam tirar o veículo do meio da rua. Boa foi a manifestação no centro de Caxias do Sul, onde mais de 10 mil trabalhadores se reuniram para combater contra essa tal Emenda 3, que acha que vai acabar com os direitos dos trabalhadores. Por isso que o Brasil não vai para frente. Porque os governantes só pensam no bolso deles e o povo que se dane.

Morgana Argenta

A Emenda 3 do projeto da super receita prevê transformar o trabalhador em pessoa jurídica. Ou seja, o trabalhador seria uma empresa, e com isso perderia direitos básicos garantidos na constituição, como: férias remuneradas, FGTS, 13º salário, descanso semanal remunerado, licença maternidade, vale-transporte e alimentação, assistência médica e previdenciária. Foram feitas manifestações para pressionar o Congresso Nacional a manter o veto do governo à Emenda 3. A Emenda proíbe auditores fiscais de multar e ter poder para desfazer pessoas jurídicas quando entenderem que a relação de prestação de serviços com uma outra empresa é, na verdade, uma relação trabalhista. Pelo texto aprovado no Congresso Nacional, apenas a justiça do trabalho teria esse poder. Os sindicalistas entendem que a emenda fere as relações de trabalho, já que torna mais fácil contratar um trabalhador como serviço terceirizado.

Nenhum comentário: