quinta-feira, 14 de junho de 2007

A Voz do Coração

Filme idealista, aborda a questão da educação por um viés romântico em que as políticas são vencidas pelo afeto. Além disso, relata a postura de um professor que tenta mudar a realidade de seus alunos através da arte, demonstrando a relação entre objetivos e oportunidades. O filme incentiva o cidadão a refletir nos valores da vida e foi usado para abordar as linhas pedagógicas da Educação Tradicional e Educação Integral.

As seguintes questões norteadoras foram propostas para serem respondidas pelos alunos, visando alertá-los para os objetivos pensados no planejamento dessa aula:

1. Com base na sua experiência de vida, comente a afirmação “para toda ação, sempre há uma reação”.

2. Você acha que a arte pode modificar a vida de uma pessoa?

3. A punição violenta pode resolver problemas de comportamento no sujeito?

4. Comente algo sobre a relação entre oportunidades e objetivos pessoais.

5. Fazer um paralelo entre educação tradicional e educação integral no que diz respeito a:

- consideração pelo aluno

- respeito

aprendizagem

Silmara Mignoni

Nossas ações atitudes e comportamento vão formar reações em nosso meio, como também a visão que você tem sobre ação e atitudes. Se criamos uma criança mostrando seus valores, amando, respeitando, proporcionando segurança e confiança, ela terá atitudes seguras, calmas e será muito equilibrada emocionalmente para ter uma vida tranqüila com uma procedência equilibrada.

Uma criança vinda de um meio agressivo, insegura, sem saber seu verdadeiro valor tornará um ser inconseqüente, terá a vida insegura, sem saber suas virtudes e valores, o espaço que ela ocupa, tendo um futuro incerto e valores ocultos.

A arte pode mostrar o encontro de você com você mesmo modificando comportamentos sensíveis e ocultando parte de você mesmo. Suas energias estão envolvidas em um objetivo maior modificando alguns valores que você mesmo não via sendo multiplicado com um resultado positivo.

É preciso sentir seus valores, de uma forma emocional. Isso vai estimular a uma forma de encanto consigo próprio e, assim, querendo estar feliz, vivo, vibrante.

Não é a técnica, o meio milhão de pessoas falando ou estimulando. A arte fala por todos e cria esse encantamento próprio. É como quando você se apaixona por alguém e pensa que é, mas na minha visão é a visão de você mesmo mostrando aos olhos da outra pessoa e a aceitação dela que se torna apaixonado por você e ela. Sofremos a perda, a falta daquele estímulo que apagou e, assim, vamos apagando o estímulo dentro de nós e tudo acaba.

Observação: por um momento me senti como aquele menino que o professor levou junto com ele. No meio de uma família grande e de poucos valores cresci esquecida entre muitos na esperança de conseguir conquistar um meio de ter dinheiro para me dar conforto e tudo de lindo e de bom que eu preciso.

Morgana de Araújo Argenta Serafini

Com certeza o filme conta a nossa realidade, pois as vezes somos punidos por coisas banais ou que nem temos culpa.O diretor Rachid sempre dizia no filme: ”Para toda ação sempre há uma reação”. Não devemos pensar assim, porque se todos que errassem não tivessem o perdão ou uma nova chance, o mundo não seria mesmo. Temos, sim, que ser punidos pelos nossos atos, mas no mundo deve existir justiça e não vingança. Se todos recebessem um objetivo ou uma adestração, como no filme, que o inspetor investiu na arte do canto, todos tiveram o seu comportamento alterado, pois não tiveram mais tempo de pensar em se vingar dos colegas e professores. Todos se dedicaram em cada vez melhorar mais a voz. Isto quer dizer que todos têm uma nova chance de recomeçar. Temos que ter algumas oportunidades na vida e a arte é uma ótima oportunidade.

Sirlei Varela

Na educação não podemos agir com violência, pois a reação será da mesma forma, então, não terá um resultado positivo. Eu concordo, sim, que a arte possa modificar a vida das pessoas. Tudo vai depender das oportunidades que forem surgindo e também é preciso que a sociedade acredite e aposte em cada um para que sejam descobertos seus talentos. Quanto à violência como punição, não acho que seja o melhor método na educação, nem em casa, nem na escola, pois crianças que sofrem com algum tipo de violência se tornam também violentos, e quando crescem, entram para a criminalidade. Todos temos sonhos e objetivos pelos quais batalhamos por toda a vida. Alguns conseguem com mais facilidade, outros enfrentam muitos obstáculos, mas nunca desistimos, pois cedo ou tarde abrirá uma janela para todos e com a oportunidade que surgir, podemos então obter êxito em nossos propósitos.

Érica Oliboni

Eu acredito que depende muito da reação. Sou completamente contra a violência, principalmente com crianças e adolescentes. Acho o diálogo essencial.

No caso desses jovens com problemas, acredito que bater, ou deixá-los isolados, não resolva muito, ao contrário, os deixa mais revoltados, por que muitos desses jovens vivem isso nas suas casas ou até mesmo nas ruas.

Se todas as pessoas que trabalham com crianças e jovens acreditassem neles como o professor de música acreditou, com certeza nós conseguiríamos salvar 90% deles.

Esses jovens precisam ser incentivados, motivados, capazes. O amor e o carinho são a base de tudo. A maioria das pessoas costuma julgar os outros pelas coisas que eles fizeram ou fazem de errado, sem procurar saber porque eles agem assim. Somente julgar não resolve o problema. Precisamos procurar a solução. Nosso dever é orientar sobre o que é certo ou errado, acho que cada um paga pelos seus erros, não cabe a nós julgarmos. A vida é feita de escolhas, por isso acho muito importante criar oportunidades para que essas crianças e adolescentes possam fazer as suas.

A arte, na minha opinião, é fundamental para eles. Acredito que através da arte eles conseguem expressar seus sentimentos, suas revoltas, seus medos, seus desejos e principalmente seus talentos. Também ajuda à manter seu tempo ocupado enquanto seus pais trabalham, evitando que esses jovens fiquem livres nas ruas. Não acreditar nessas crianças é não acreditar que o Brasil pode mudar.

Marcos Antônio Falkemback

“Para toda ação á uma reação” é uma afirmação de certa forma dura, porém realista, pois em nossas vidas todos os nossos atos geram alguma conseqüência, sejam elas boas ou más, importantes ou banais, mas que não nos isenta de nossas responsabilidades.

A arte pode interferir no comportamento das pessoas. Eu, particularmente, acho que a arte pode fazer muito pelas pessoas, desde que se consiga atingir o real interesse da pessoa a participar e se envolver com a arte e os projetos a serem desenvolvidos. Este é o primeiro passo para que a pessoa comece a mudar suas atitudes e seu comportamento, porque todas as pessoas gostam de sentir importante e que fazem parte de um projeto que também é importante e que ele pode colaborar com sua parte neste projeto.

Partindo daí, a pessoa com auto-estima elevada, com interesse pelo projeto e o projeto pela sua arte, vai sofrer uma grande transformação, sem dúvida, pois tudo que fazemos com interesse, amor e alegria só nos torna cada dia mais feliz.

Nos dias de hoje, onde nós temos que nos enquadrar em nosso trabalho, na maioria dos casos, imaginem a felicidade daquelas pessoas que tem a oportunidade de fazer aquilo que querem, gostam e sempre sonharam, bastando apenas uma oportunidade, uma porta que se abra.

Muitas vezes, certas ações e atitudes que praticamos para alguém, para nós pode ter pouco significado, mas para a pessoa que recebe pode ser o começo de sua vida, a oportunidade que transforma todos os seus gestos, ações e atitudes.

Eu creio que a punição violenta não resolve problemas de comportamento, pois se não nos fizermos entender através do respeito, da disciplina, do diálogo e do sentimento, não será com violência, injustiça e maus tratos, pois estes causam mais revolta e ódio que qualquer outra atitude ou ação tomada pelos responsáveis.

Jucelita dos Santos Malesza

O filme diz que para toda ação sempre há uma reação. Com certeza, por que nós sentimos o que vamos fazer conforme a situação que estamos vivendo. Só que temos que saber agir, senão teremos um resultado desta ação que se torna uma reação muito desagradável. Tudo de bom e de ruim que fizermos vai produzir uma conseqüência. Temos que ser compreensivos com as pessoas, pois precisamos uns dos outros, claro, agindo com prudência, para não termos problemas.

A arte faz muito bem para muitas pessoas. Com a arte podemos expressar sentimentos e colocar para fora o que nós gostamos. Ela tem ajudado pessoas a se restabelecer tanto físico como mentalmente. A arte tem feito um mundo melhor e mais feliz.

Dilvana Marcia de Lima

Para todo a ação sempre à uma reação. Na nossa vida temos que fazer o bem porque tudo o que fizermos de mal ou de ruim para alguém, volta tudo para nós, em dobro, pode demorar, mas sempre vem.

Às vezes uma pessoa faz de tudo de errado, as vezes até prejudica outras pessoas, mas quando aprende, ou descobre um dom que tem e não sabia que tinha, pode se redimir e pensar no que fez e mudar sua opinião.

A punição violenta só prejudica a pessoas. Quanto mais se bate, mais a pessoa fica com raiva. Violência gera violência.

Na vida temos muitos objetivos, mas nem sempre temos oportunidades, mas temos que correr atrás do que queremos. Esse curso de informática era um de meus objetivos e felizmente surgiu essa oportunidade.

Na Educação Tradicional o professor joga a matéria no quadro, o aluno aprende se quiser. Não há respeito pelo aluno e o aluno não tem respeito pelo professor.

Na Educação Integral é muito diferente, porque a gente recebe muitas coisas. Se não entendeu, tem chance de perguntar e a profe explica de novo. E com o que nós aprendemos podemos ajudar os colegas que não entenderam.

Aura Rodrigues

Eu aprendi que temos que ser tolerantes e pacientes com as outras pessoas, porque essas pessoas podem estar passando por alguma dificuldade na vida. Se você tratá-las de qualquer jeito, a reação delas pode não ser das melhores com você.

A arte pode modificar, sim, a vida de uma pessoa, pois é uma ocupação para a vida dela. Com a arte ela pode aprender a se relacionar com outras pessoas e ganhar seu próprio dinheiro.

A punição violenta não resolve problemas de comportamento. A punição violenta só piora as coisas. Toda ação violenta vai ter uma reação mais violenta ainda.

Para você ter mais oportunidades na vida e alcançar seus objetivos pessoais tem que fazer cursos, estudar, se atualizar.

A educação tradicional tem muitas falhas. Na educação integral o aluno aprende mais e desenvolve sua criatividade com brincadeiras, jogos. Ele, sendo respeitado nos seus direitos, também vai cumprir com seus deveres.

Adriana Maciel Vieira

Meu comentário é que se eu for tratada com educação e respeito, também vou tratar a outra pessoa da mesma forma, embora muitos não o façam, estão com muita pressa (desculpa esfarrapada), batem, empurram e nem pedem desculpas.

Esta frase ”Para toda ação há sempre uma reação” é verdadeira, porque começa dentro das próprias casas, das próprias famílias. No filme, os dois mandaram seus filhos para aquela escola (com exceção da mãe do menino da voz linda) por não saber ou não querer lidar com seus filhos com dificuldades de aprendizagem ou de relacionamento. Ou seja, melhor se livrar do problema de que tratar, cuidar, amar, compreender, ensinar, que é dever dos pais.

A arte pode elevar a auto-estima, pode fazer a pessoa se sentir gente, sim, mas isto só acontece se a pessoa quiser, se tiver uma chance, uma oportunidade.

No filme os meninos do orfanato tiveram a chance de conhecer o lado humano compreensivo de um professor que viu neles o medo, a falta de amor e o descaso. Eram apenas crianças e não retardados incapazes. Os meninos agiam e reagiam de forma agressiva porque eram tratados assim. O professor viu que, com a arte, poderia dar um rumo diferente ao futuro dos meninos. Eles poderiam sair dali músicos, atores, cantores, homens felizes, realizados com seus objetivos.

A escola não precisava ser fechada, já que tinham sido descobertas as falcatruas do diretor. Que punissem só a ele (o diretor) e não a todos os meninos. Aposto que o professor reconstruiria a escola com a ajuda das pessoas da sociedade, porque ele era criativo, cheio de idéias práticas que funcionavam.

Eva Maria Muniz

Hoje em dia, na educação, tentamos dar conselhos bons, mas sempre recebemos palavras duras por querer o melhor para as pessoas que gostamos e a reação delas não são as melhores.

A arte pode modificar a vida de uma pessoa, sim. Muitas pessoas têm muitas coisas boas dentro de si, mas muitas vezes não tiveram oportunidades para demonstrá-las.

A punição violenta não pode resolver o comportamento do sujeito porque violência gera violência.

Na educação integral, como alunos, temos a oportunidade de expressar nossa opinião. Há muito respeito entre professor e aluno e se aprende mais, pois há várias formas de aprender: brincando, cantando, entre outras coisas. Então, acaba sendo uma diversão aprender.

Na educação tradicional os professores eram muito rígidos com os alunos. Se eles não fizessem o que era pedido, eles eram punidos. Quanto ao respeito, eles acabaram sendo obrigados a respeitar os pais, senão seriam castigados. Eles acabavam ficando com medo. Na aprendizagem era tudo muito sério, então acho que eles eram pressionados a aprender, ou melhor, talvez só decoravam e não aprendiam.

Nenhum comentário: