quinta-feira, 14 de junho de 2007

Pão e Rosas

O filme Pão e Rosas conta a história de uma jovem mexicana que, motivada pelo sonho de vencer na América, deixa para trás seu país para trabalhar nos Estados Unidos, fazendo parte de uma legião de estrangeiros que são explorados pelos patrões e ignorados pela sociedade. Ao conhecer um ativista sindical, a personagem passa a adquirir consciência de classe e se engaja em uma campanha em defesa dos direitos trabalhistas. Os patrões resistem às ameaças e cultivam entre os trabalhadores o medo da extradição que impera entre os estrangeiros locais.

Esse filme conta a história da comunidade mais marginalizada dentre todas as outras e sua ousadia de enfrentar o patronato em total condições de inferioridade.


Para que os objetivos da aula pudessem ser alcançados, as seguintes questões norteadoras foram respondidas pelos alunos:

1. O filme demonstrou que o oprimido, às vezes, prefere permanecer na situação em que se encontra. Por que você acha que isso acontece?

2. Qual o papel que um sindicato organizado e bem estruturado pode desempenhar em benefício dos trabalhadores?

3. Quais são os mecanismos de protesto que os trabalhadores dispõem para registrar seu descontentamento e exigir seus direitos integralmente?

4. Por que é importante que os trabalhadores se organizem?

Francisca

Os trabalhadores têm medo de lutar pelos seus direitos e ficam sem saber o que fazer. Se lutar, perdem o emprego e acabam aceitando a situação. A personagem do filme teve que se prostituir para sustentar a família e não morrer de fome. Às vezes não tem outra opção, por que tem pessoas que não tem estudo ou experiência, por isso, se sujeitam a qualquer serviço que aparece. O sindicato é muito importante para os trabalhadores porque o sindicato protege os trabalhadores com as leis. Muitas vezes os trabalhadores não sabem que possuem direitos, por isso foi criado o sindicato para proteger essas leis. A manifestação ou greve serve para obrigar os patrões e políticos ouvir que os trabalhadores e cidadãos têm direito por lei. É muito importante que saibam organizar passeatas ou manifestações, porque isso demonstra que nós, o povo, não está satisfeito com as leis, com o salário, e com o que está acontecendo.

Leduides Buffon

A imigração ilegal. O que se observa é que entre países vizinhos existe tamanha desigualdade social. O exemplo do filme existe aqui. Argentinos se instalam em nosso país, por dois a cinco anos, empregando brasileiros. Passado este tempo, as demissões, sendo empregados, no efetivo, seus conterrâneos. O recado do filme é parcial, mas emociona.

A realidade é ainda mais cruel. Isto sensibiliza todo ser humano. Não se trata apenas do emprego, dos direitos, etc...Trata-se da dignidade humana, a ilusão de uma vida melhor, o sonho, acima de tudo. Mas na realidade a pobreza americana é a pior do mundo.

Claudia Fernanda Martins

1. Porque se ele vir a se manifestar ou demonstrar que não está de acordo com o que está acontecendo, seguramente ele vai vir a ser o único prejudicado.

2. O papel do Sindicato é de por o trabalhador a par de todos os seus direitos e deveres. Ele sendo algo bem estruturado vai poder dar o apoio que o associado necessita e a segurança que provavelmente ele vai precisar.

3. O apoio entre eles, o apoio do sindicato, as telecomunicações, as passeatas com cartazes e altos falantes reivindicando seus direitos, mas tudo isso organizadamente sem brigas e badernas.

4. Porque através da organização eles podem exigir e conseguir com que seus direitos sejam reconhecidos e respeitados.

Igléia Vieira

1. Depende de cada situação. Tem situação que bem dizer nos obriga, mas é claro que nada justifica para um salário honesto e tudo mais, mas é que muitos chefes e autoridades começam explorando funcionários pela falta de emprego e muitas vezes não temos estudos, nos obrigamos a aceitar e ficar quietos, de tanta gente necessitada que existe e, então, para garantir a nossa vaga, engolimos muitos sapos.

2. O sindicato pode e deve fazer o papel dele, que é colocar as coisas nos seus devidos lugares, como por exemplo, se não tiverem pagando horas extras o sindicato tem todo direito de ir cobrar as horas de seus clientes explorados; se estão gritando com os funcionários, maltratando-os. O sindicato tem toda a autoridade de fazer eles “baixarem a bola” e muito mais, o papel dos sindicatos é defender seus direitos por direito.

3. Mostrar o que não é justo, erguer as bandeiras, falar sobre o descontentamento, ir nos sindicatos, falar em microfones, espalhar panfletos e ir a luta por um país mais justo ou um salário mais justo. Seja o que for, é pra ser justo.

Dilvana Márcia de Lima

1. Pode ser desde cedo. A pessoa que tem um bom caráter, que é honesta prefere ficar como está e não entregar os colegas. Não quer prejudicar nem fazer o mal para os outros.

2. O sindicato tem papel importante, pois ele informa ao trabalhador os direitos que o trabalhador não sabe que tem. Sabendo dos seus direitos, ele sabe como agir caso precise.

3. O trabalhador pode ir para as ruas com faixas de protestos, juntar muitas pessoas, mas fazer tudo pacificamente, sem violência, apenas exigir um direito nosso, do trabalhador.

4. É importante a organização para não virar bagunça e, assim, quem sabe, um dia teremos trabalho digno, com salário que merecemos, com o direito de cuidar dos nossos filhos e trabalhar as horas certas e receber pelas horas a mais.

Aura Rodrigues

1. Pode ser muito difícil que ouçam aos apelos dos seus direitos sem que haja uma manifestação de mais pessoas.

2. Representando e orientando para que essas pessoas saibam quais são os seus direitos.

3. Acionando o sindicato ou protestando nas ruas.

4. Porque se organizando, sabendo dos seus direitos, eles não se submetem as ameaças dos patrões.

Juçara dos Santos Malesza

1. Eles preferem se calar; porque seus patrões são maiorais em relação financeira e porque eles se sujeitarão a tudo para ter um trabalho para sobreviver e ter um salário no fim do mês para sua família.

2. Fazer se cumprir as leis que o sindicato tem para fazer defesa de seus associados e não deixar os seus associados serem escravizados e explorados.

3. Greve em favor de seus direitos para não serem escravizados e oprimidos. Exigir tudo registrado na sua carteira profissional e seu contrato de trabalho para a sua segurança e para fazer valer seus direitos.

4. Para serem unidos e terem um sindicato forte entre os trabalhadores. Para que as leis sejam cumpridas e faça seus direitos serem respeitados.

5. Eu achei o filme triste, pois os trabalhadores trabalhavam em regime de escravidão. Não tinham direito nenhum. Eram obrigados a trabalhar indignamente para ter alguma sobrevivência para si e sua família. Tinham que fazer as reuniões sindicais escondidas até formar o sindicato para terem as suas leis respeitadas. Entre greve, conflitos, mortes, agressões por parte da polícia que agia covardemente contra os trabalhadores que lutaram a favor de fazer os seus direitos serem registrados e os patrões cumprirem as leis.

Luiz Celso

1. Isso acontece por que aquelas pessoas que se encontram no outro lado do país precisam sobreviver.

2. Eles podem ter uma atitude de revolta e indignação contra aqueles que faziam com que as mulheres se prostituíssem para permanecer no país ilegalmente e manter-se trabalhando.

3. Acho que o sindicato tem obrigação de defender os trabalhadores e dar-lhes suporte para que os seus direitos sejam preservados e ampliados cada vez mais.

4. Ser solidários e aumentar grupos organizados. Para todos os atos que a categoria fizer, eles precisam estar unidos em torno de um propósito.

5. A organização é fundamental para aumentar os direitos dos trabalhadores e para pressionar os patrões que não cumprem as leis trabalhistas.

Marcos Antônio Falkembach

1. Porque às vezes, por mais sofrível que seja a situação em que nos encontramos, ainda conseguimos sobreviver e principalmente manter nossos dependentes, que é o que muitas vezes nos segura para não reagirmos a certas injustiças ou medo de não encontrarmos coisa melhor. Quando se chega a uma certa idade as coisas ficam bem mais difíceis e a pessoa tem receio de muitas coisas, pois nessa vida a gente passa por várias situações complicadas e acaba chegando à conclusão de que não há nada que não possa piorar.

2. Um sindicato organizado e bem estruturado deve desempenhar as seguintes funções diante de seus trabalhadores e futuros sócios: organizar, motivar, esclarecer e principalmente ser confiável, sério e responsável onde se transmita muita confiança para que tenhamos certeza de que as lutas não serão em vão até mesmo nas derrotas. Interessados com a sua causa, com o seu problema, para que jamais você saia perdendo.

3. Os mecanismos de protesto são: manifestação organizada com cartazes, faixas, bandeiras e instrumentos sonoros. Meios de comunicação (rádio, tv, computador, panfletos) para denunciar as injustiças cometidas. Contatos com pessoas influentes que possam valorizar a causa. Causar transtornos na rua, no trânsito e nos deslocamento das pessoas para chamar a atenção de populares, chefes, governantes e, principalmente, da justiça, para que se faça justiça. Mas tudo isso deve ser organizado através de alguns representantes, seja sindicato ou associação de funcionários para representar a maioria na hora da negociação.

4. Quando nos organizamos para reivindicar o que se deseja ou para denunciar certas injustiças cometidas contra a classe fica bem mais fácil de conseguir resultados. Porque quando sabemos dos nossos direitos ninguém nos passa para trás. Porque organizados e unidos é impossível sofrermos sanções, punições e retaliações. E só assim conheceremos a nossa força.

Eva Maria Muniz

1. Medo: são oprimidos por serem a minoria, medo de sofrer alguma represália, por exemplo, perder o emprego.

2. Informar qual é o verdadeiro direito dos trabalhadores, pois muitas vezes nem eles sabem que existem por falta de informação e dar segurança ao trabalhador.

3. Sindicatos, manifestações e greves.

4. Para unir forças a fim de fazer suas reivindicações. Quanto mais união e organização, mais fácil de lutar pelos seus direitos.

Erika Cristina Oliboni

1. Muitas vezes as pessoas acabam aceitando as coisas como estão por medo de serem prejudicadas, ainda mais em seus empregos, porque precisam deles para sobreviver e acabam aceitando este tipo de situação.

2. Um sindicato bem organizado pode trazer muitos benefícios aos trabalhadores, como melhores salários, planos de saúde, sextas básicas para ele e sua família.

3. Se unem junto ao sindicato para fazer valer seus direitos. As leis existem e devemos fazer ser cumpridas.

4. Para lutarem juntos e alcançar seus objetivos em comum.

Jucelita dos Santos Malesza

1. Devido a situação em que se encontra. Pois muitos, às vezes, são analfabetos e sem conhecimento alguns sobre seus direitos, e por ter medo de perder o emprego se submetem aos seus patrões.

2. Se o sindicato for bem organizado ele consegue bons aumentos e outros auxílios, sempre defendendo o empregado.

3. Fazendo ameaças de paralisação de trabalho até conseguir seus direitos.

4. Para ter seus direitos registrados e ter força junto ao seu sindicato.

Observação: Percebi que o filme mostrou que antigamente o trabalhador sofria muito, pois não tinha seus direitos e com muita luta deixaram de ser humilhados e explorados. Agora tem ajuda do sindicato para esclarecer seus direitos e outros benefícios. Portanto, temos que estar sempre unidos para nos fortalecermos.

Elisete Rodrigues

1. Porque tem medo de perder o emprego e ficar numa situação pior da que se encontra.

2. Organizando manifestações, colocando os trabalhadores para exigir seus direitos que os mesmos tem.

3. Fazer manifestações organizadas, reuniões com sindicato e trabalhadores para exigir seus direitos.

4. Porque vão saber exigir seus direitos e ficar por dentro do que está acontecendo nas empresas que trabalham para poder exigir melhores condições de trabalho.

Francisco Trindade

1. Muitos estão acomodados, sem ânimo para lutar, ir em frente. Acham que não vale a pena lutar por algum objetivo. Outros precisam de uma injeção de ânimo, um empurrão para que possam agir, tomar alguma atitude e ir em frente.

2. Lutando em favor dos mesmos, nas frentes de trabalho.

3. Através da mídia, saindo às ruas, com faixas, cartazes e gritando aos quatro ventos o que é que estão protestando.

4. Quanto mais se organizarem, melhores serão as conquistas juntamente com o sindicato.

Marlene Andreazza

1. Porque se acham sem força e apoio para lutar. Muito medo e sem coragem para se defender e não saber seus direitos.

2. Fazendo reuniões e movimentos para que os trabalhadores aprendam a se defender.

3. Manifestações, cartazes, faixas.

4. Porque a força vence.

Irene Rodrigues

1. Porque às vezes é preciso permanecer nesta situação para não se prejudicar a família e não correr o risco de perder o emprego.

2. Um sindicato bem organizado deve estar a par das leis que protegem os trabalhadores. Com isso, podem orientar melhor os trabalhadores e indicar a direção a ser seguida sem que façam muita baderna e consigam reivindicar seus direitos.

3. Através de mobilizações e reuniões com os trabalhadores e sindicalistas e, juntos, chegarem a uma conclusão do que deve ser reivindicado.

4. Porque sem organização não saberão o que e porque estão reivindicando. E com organização saberão reivindicar com segurança e sabendo até onde poderão chegar com seus direitos garantido pela lei.

Adriana Maciel

1. Por medo de perder o emprego, por comodismo. Não adianta ter um emprego e ser tratado como verme. É melhor perder o emprego do que a dignidade, embora se precise de dinheiro.

2. Entendo que os sindicatos devam se empenhar na luta mais construtiva na vida do trabalhador, incluindo o que se refere à direitos conquistados, como (férias, 13ºsalário, auxílio alimentação) na ampliação de uma sociedade mais justa e igual para todos, lutar especificamente para a redução da jornada de trabalho, a fim de abrir novos campos e maior tempo de resguardo com a família.

3. O grito, a panfletagem as assembléias e reuniões.

4. Para manter os direitos trabalhistas já conquistados e conquistas novas, porque o povo não vive só de pão. Também querem rosas (saúde, moradia, amor, salário justo).

Nenhum comentário: